No casalab, você pode realizar testes de COVID para saber se está ou já esteve infectado pelo vírus. Saiba mais abaixo sobre os métodos que oferecemos e venha realizar seu teste conosco.

PCR

O teste PCR é o mais indicado para saber se está com COVID-19. Recomenda-se que seja feito na primeira semana de sintoma, de preferência entre o 3° e 7° dia de sintomas (não ultrapassando o 10° dia, que é quando o vírus está mais ativo carga viral maior). É realizado a partir de secreções do nariz e da garganta, coletadas através de swabs (cotonetes), possuindo alto grau de precisão e dificilmente apresenta falso positivo.

Teste Rápido Antígeno

O teste Rápido Antígeno é efetivo para a detecção do vírus em sua fase ativa. Assim como o PCR, consiste na coleta de amostra nasal pelo método swab, porém, de forma mais suave, com a inserção do cotonete em aproximadamente 2cm na cavidade nasal, minimizando os reflexos indesejáveis, como tosse ou espirro. Recomenda-se que seja feito nos primeiros dias dos sintomas, entre o 3º e 7º dia, quando a carga viral está maior.

Sorologia IgG/IgM

O teste de Sorologia IgG/IgM não detecta o vírus como o PCR e o teste Rápido Antígeno, mas sim a presença de anticorpos que são produzidos pelo organismo para combater a infecção, ou seja, a resposta imunológica após a exposição ao vírus. Dessa forma, não é o teste mais indicado para descobrir a infecção atual, mas sim para identificar se já esteve infectado ou se suspeita de contato prévio com o vírus. É realizado a partir de amostra de sangue venoso e recomenda-se que seja feito do 7º ao 14º dia de sintomas, que é quando o corpo começa a produzir anticorpos detectáveis. Um resultado negativo não exclui a possibilidade da doença.

Teste de Anticorpos Neutralizantes

O teste de Anticorpos Neutralizantes é realizado para  detectar a presença de anticorpos protetores contra COVID-19 depois da infecção ou da vacina. A coleta é feita através de uma amostra de sangue e recomenda-se que seja feito após 15 dias do início dos sintomas ou da confirmação da infecção por teste de RT-PCR, ou então 21 dias após a segunda dose da vacinação.